eDOC ENGENHARIA

eDOC ENGENHARIA
Informações Gerais

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Gestão de documentos, informações e do conhecimento aplicada a projetos de engenharia

 

O eDOC é um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para obter resultados

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.

O evento mostrará soluções, produtos e serviços para todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O eDOC 2013 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias  e  tendências.

 

Programa

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Gestão de documentos e informações e do conhecimento em ambientes físico, digital e colaborativo aplicados a Projetos de Engenharia

 

 
Palestrantes
Mobilidade da Informação no Gerenciamento de Projetos de Infraestrutura

Mobilidade da Informação no Gerenciamento de Projetos de Infraestrutura

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JOÃO VICENTE R. FERREIRA (SP)

 

 Atua há mais de 18 anos como facilitador de Automação de Projetos Industriais; atualmente gerencia a equipe de pré-vendas da Bentley na América Latina.  Formado em Informática Industrial pelo SENAI Armando de Arruda Pereira, em Sistemas de Informação pela Universidade Paulista e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Projetos pela Fundação Armando Álvares Penteado.

 




Como o GED pode ajudar a garantir qualidade e rentabilidade em projetos de engenharia

Como o GED pode ajudar a garantir qualidade e rentabilidade em projetos de engenharia

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DANIEL KLAFKE (RS)

 

Graduado em Computação, diretor da W3K Tecnologia, possui 12 anos de experiência em projetos de implantação de tecnologia  para empreendimentos de engenharia e construção pesada. Foi diretor de Professional Services da multinacional BlueCielo, fabricante da solução de EDMS Meridian. Planejou e liderou implantações de sistemas para gestão de conteúdo de engenharia em empresas como GERDAU, VALE e PETROBRÁS.

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Abordagem:

 

Projetos de capital e empreendimentos de construção pesada tem, por natureza, muita variabilidade.

A ausência de estratégias e tecnologias para gerir mudanças pode prejudicar margens, qualidade e operabilidade do bem construído.

A inconsistência da informação, causada pela ausência de plataformas e protocolos de comunicação e colaboração entre os diversos agentes envolvidos é, constantemente, fonte de atrasos e falhas construtivas.

O objetivo da palestra é inspirar o expectador evidenciando como as tecnologias de gestão de conteúdo/documentos podem ajudar a garantir qualidade e rentabilidade em seus projetos de construção e engenharia. Serão abordadas metodologias, tecnologias e cases na área correlata.




Projetos de Engenharia sem papel: É possível? Documentação Técnica de Engenharia: porque é diferente e como gerenciar reduzindo o consumo de papel

Projetos de Engenharia sem papel: É possível? Documentação Técnica de Engenharia: porque é diferente e como gerenciar reduzindo o consumo de papel

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PEDRO GUERRA (MG)

 

Gerente de projetos com 14 anos de experiência profissional, atualmente trabalhando como gerente de transição em BPO. Diretor na VP de BPM e ECM da SUCESU-MG, pós-graduado em Gestão de projetos pelo IETEC, graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e graduando em Engenharia Civil, pelo Centro Universitário UNA, além de técnico em Eletrônica Industrial pelo CEFET-MG. Nos últimos anos, vem atuando na especificação e implantação de sistemas para projetos de CapEx, nas áreas de materiais, planejamento, custos (estimativa e controle), engenharia, saúde e segurança e meio ambiente. Implantou soluções GED em projetos de grande porte da Vale, participando efetivamente da especificação do GED Engenharia.

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Abordagem:

 

Quando discutimos sobre a gestão de documentos técnicos em projetos de engenharia e posterior manutenção desses documentos durante a operação das plantas industriais, percebemos uma série de diferenças no ciclo de vida (voltado para o ativo), na taxonomia e nos processos de aprovação. É possível conduzir processos de comentários e aprovação sem “gerar” papel? Como softwares especialistas de gestão de documentos podem dar mais agilidade aos processos? Podemos ter equipes de gestão reduzidas ao aderir a esse tipo de ferramenta? Podemos abrir mão do papel também nas frentes de obra? A  palestra visa discutir um pouco sobre a gestão desses tipos de documentos e como é possível reduzir o uso de papel, aperfeiçoar processos e reduzir equipes de arquivo técnico, principalmente durante a fase de projeto.

 




As Melhores práticas em gestão de conhecimentos mais usadas em construção e engenharia

As Melhores práticas em gestão de conhecimentos mais usadas em construção e engenharia

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ALEXILDO VAZ (MG)

 

Sócio-diretor da Alev Consultoria e Treinamento em Gestão de Conhecimento tem artigos publicados nas conferências KM Brasil e Wikisym. Foi responsável pelo desenho e implantação do modelo de gestão de conhecimento da diretoria de Projetos de Capital da Vale, empresa na qual trabalhou nas áreas de logística, fertilizantes e comunicação. Economista, jornalista e MSc em Engenharia de Transportes, atualmente trabalha como consultor e editor-chefe do website Notícias de Mineração Brasil.

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Abordagem:

 

Existem dezenas de práticas associadas à gestão do conhecimento. No caso de empresas de construção e de engenharia, algumas dessas práticas geram melhores resultados do que outras. Conheçam, nesse módulo, aquelas que são consideradas as mais utilizadas e as melhores práticas em gestão do conhecimento. Afinal, o que pode gerar benefícios mais rápidos e maiores: lições aprendidas, comunidades de prática, banco de consultores, after action review, instrutores internos, mentoring, bibliotecas, coaching?




Modelagem do Conhecimento para a Gestão de Processos e Projetos  de Engenharia

Modelagem do Conhecimento para a Gestão de Processos e Projetos de Engenharia

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NEWTON MEYER FLEURY (RJ)

 

Doutor em Ciências em Engenharia Civil, área de concentração em Sistemas Computacionais, pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador acadêmico e professor do MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informações, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor convidado em programas de MBA da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). Consultor associado da FGV Projetos nas áreas de planejamento estratégico, organização, sistemas e métodos, e gestão da informação e do conhecimento. Sócio da empresa MST – Metodologia de Sistemas e Treinamento Ltda.

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Abordagem:

 

Apresentação de modelo conceitual para a concepção e implementação  de ambientes de conhecimento para a recuperação de informações em bancos de dados não estruturados internos e/ou disponíveis na web, utilizando recursos de taxonomias, ontologias e semântica. A metodologia parte da premissa que o ambiente de conhecimento deve ser condicionado pelo prévio entendimento do processo cognitivo do gestor nas tomadas de decisão, e a abordagem do tema colocará em discussão a sua aplicabilidade no domínio dos processos e projetos de engenharia.   




Portal do Conhecimento ou KnowHow Instituicional: Informação como recurso estratégico para identificar, manter e ampliar   o conhecimento organizacional

Portal do Conhecimento ou KnowHow Instituicional: Informação como recurso estratégico para identificar, manter e ampliar o conhecimento organizacional

 

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HENRIQUE KELMER (RJ)

 

 

Diretor Técnico e sócio da empresa Contempory Informática com mais de 20 anos de experiência na área de Gestão de Informação, atua especialmente na automação e organização de Bibliotecas, Centros de Documentação e Conhecimento – Know-How.

 

 

Abordagem:

 

Utilizando novos mecanismos de gestão e distribuição de informação, especialmente em documentos técnicos, de engenharia, os diversos setores das empresas de engenharia, arquivo, biblioteca, jurídico, podem agregar suas informação num portal unificado – Federated Search, facilitando o acesso e a localização das informações / conhecimento. Com o cadastro de informação centralizado e/ou descentralizado podem afetar a gestão da informação.

 




Integração e reaproveitamento de informações em um ambiente de engenharia, suprimentos e construção

Integração e reaproveitamento de informações em um ambiente de engenharia, suprimentos e construção

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GUILHERME CAMACHO (SP)

 

Analista de Sistemas com cinco anos de experiência profissional na Techint Engenharia e Construção S.A. Cursando graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estácio de Sá e Tecnólogo em Redes de Computadores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Atualmente administrador de ferramenta GED com integração de bases 2D e 3D; principal responsável pelo suporte, treinamento e capacitação de clientes internos e externos, bem como no desenvolvimento de relatórios voltados para a gestão e planejamento do projeto.

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Abordagem:

 

Em um projeto de Engenharia encontrar desperdício de HH devido a redundância de informações, retrabalho das disciplinas e no controle das inconsistências geradas, é comum. Pensando nisso, a Techint vêm evoluindo nos conceitos de integração das ferramentas de engenharia vislumbrando a redução deste desperdício e melhorando como um todo o controle do planejado x realizado. Nesta palestra queremos compartilhar nosso case de integrações e metodologias utilizadas.




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ALENCAR JR. CERQUEIRA (RJ)

 

Engenheiro Elétrico com Ênfase em computação, formado pela Universidade de São Paulo, possui seis anos de experiência com análise de processos e levantamento de requisitos para implantação de softwares. Responsável pela implementação de sistemas de Controle e Gerenciamento de documentação técnica e administrativa em mais de sete projetos para órgãos públicos e empresas privadas. Nos últimos 4 anos dedicou-se a análise de processos de Engenharia, no que diz respeito a controle de documentação e fluxo de informação dentro de empresas com foco EPC.

 




Case Promon: projetos de engenharia sem papel e comentários eletrônicos em documentos de fornecedores

Case Promon: projetos de engenharia sem papel e comentários eletrônicos em documentos de fornecedores

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TIRZA  CARDOSO (RJ)

 

Graduada  em Biblioteconomia pela UNIRIO com habilitação em Gestão da Informação. Mestrando em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Trabalha como Analista de Documentação na Promon Engenharia. Atua em gestão de documentação técnica de projetos de engenharia, há mais de 10 anos, com clientes como Petrobras, Vale, Alunorte, CNO, Keppelfels, entre outros. Possui experiência em análise de requisitos para sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos e análise de informações em sistemas de gestão de documentação técnica e de engenharia.

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Abordagem:

 

A Promon, empresa brasileira de engenharia fundada em 1960 com mais de 50 anos de atuação internacional, possui uma cultura que se traduz na busca  pela excelência em tudo o que faz e na maneira ética e responsável de desenvolvimento dos seus negócios, além de sua capacidade singular de renovação e reinvenção. Em busca de melhores soluções e últimas tecnologias, a Promon passou por um processo de evolução na gestão da documentação técnica que possibilita, hoje, produzir seus projetos em formato eletrônico. Nesse sentido, pretende-se apresentar um breve histórico da empresa, sua evolução quanto ao suporte dos projetos de engenharia (do papel ao eletrônico), a criação e implementação dos sistemas de gestão da documentação, e com isso a reestruturação dos processos e gestão de todas as mudanças. Além disso, pretende-se fazer uma breve abordagem sobre o processo de comentário eletrônico de documentos de fornecedores, prática adotada pela Promon a fim de agilizar a comunicação com fornecedores, contribuir para o cumprimento de prazos com Clientes, aumentar a rastreabilidade interna dos comentários e otimizar a recuperação das informações.




Case PLANAVE - Centros de documentação e informação para área de ENGENHARIA: como implantar e resultados esperados

Case PLANAVE - Centros de documentação e informação para área de ENGENHARIA: como implantar e resultados esperados

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IZA SALDANHA (RJ)

 

Especialista em Pedagogia empresarial, formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), auditor líder NBR ISO 9001:2008 pela HGB, com mais de 10 anos de experiência em centros de documentação, com ênfase em processamento técnico, implantação em sistemas de informação, coordenação de equipe, implantação de sistema de gestão documental, elaboração de procedimentos de organização de arquivos em papel, eletrônico, elaboração de tabela de temporalidade documental, organização de arquivos documentais, estruturação eletrônica de documentos, organização de acervo técnico-empresarial especializado em Engenharia.

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Abordagem:

Na palestra abordaremos o processo de desenvolvimento de metodologias e ferramentas aplicadas ao gerenciamento do centros de documentação e informação especializados em  ENGENHARIA, com ênfase nas práticas de gestão documentos, informações e conhecimento em organizações privadas.

As organizações na era do conhecimento estão pautadas na valorização das pessoas e do uso da tecnologia para o desenvolvimento, armazenamento, processamento e disseminação do conhecimento e da informação e focamos nessas premissas para realizar o projeto que será apresentado.



Ferramentas para Gestão de Informações em Ambientes de Engenharia - Instruções Normativas - Catalogação de Materiais

Ferramentas para Gestão de Informações em Ambientes de Engenharia - Instruções Normativas - Catalogação de Materiais

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CRISTIANE SAREDO (RJ)

 

Advogada, Pós Graduação em Direito Eletrônico, Certificação em Segurança da Informação.

Especialista em Gestão de Contratos, Gestão de Pessoas, Mapeamento de Processos e Gestão de Qualidade. Direito do Trabalho e Gestão Empresarial pela FGV-RJ.

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Coordenação Técnica - Todeska Badke

Coordenação Técnica - Todeska Badke

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Diretora da EDOC Consultoria & Capacitação, empresa que tem como base a experiência dos mais de 30 anos de atuação profissional da Consultora em gestão de informações e documentos. Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Realizou projetos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur e muitas outras do mesmo nivel. Organiza, coordena e realiza eventos nas áreas de gestão de documentos, informação e do conhecimento desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela Ufes/ES, possui Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ.




Data e Local

Rio de Janeiro, 28 e 29 de novembro

08:30 às 18:00 (carga horária de 16 horas)

Auditório da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro

R. Candelária, 9 - Centro  Rio de Janeiro, 20091-904

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Valores e Inscrições

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CONDIÇÕES  ESPECIAIS PARA PESSOA FÍSICA e ESTUDANTES de Pós e Graduação:

Profissionais desempregados, aposentados ou que a organização em que trabalha não se responsabiliza pela inscrição e estudantes, terão valor especial de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) para pagamentos até dia 26 de novembro.  Para estudantes de graduação, o valor é de R$ 200,00 (duzentos reais) com apresentação de documento que comprove que se encontra na condição de estudante.

 

Fazer a inscrição como consta as instruções clicando no inscreva-se (último item da página) e enviar o comprovante de depósito por email.

 

Nos valores estão inclusos: Certificado, Coffee-break e acesso as apresentações dos Palestrantes.

A EDOC Consultoria e Capacitação está cadastrada no SICAF

Dados para Pagamento: Depósito bancário em nome de: 

EDOC Consultoria e Capacitação Ltda

Dados Bancários: Banco Santander (033) Agência: 4751 – Conta Corrente: 13.002.610-6 

CNPJ: 12.549.970/0001-20     Inscrição municipal: 1198785    -    Inscrição estadual: Isenta Endereço: Rua Alberto de Oliveira Santos n° 59 sala 1012  Bairro Centro  Vitória/ES

 

Atenção: Não haverá devolução de valores para o inscrito desistente. O inscrito poderá ser substituído por novo participante, com 24 horas de antecedência, quando informado via e-mail.

 

 

Fale com a Organizadora

(27) 3024-2367 (27) 9249-2367 (31) 9120-5604 todeska@planetarium.com.br todeska@edocconsultoria.com.br

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