BELO HORIZONTE - MG

BELO HORIZONTE - MG
Informações Gerais

Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigências do mercado de Gestão de documentos e informações, a EDOC Consultoria & Capacitação, apresenta o evento denominado de eDOC dando continuidade aos eventos realizados em várias capitais todos os anos.

 

eDOC é um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para obter resultados

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.

 

O evento mostrará soluções, produtos e serviços para todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O eDOC 2013 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias  e  tendências organizacionais para o gerenciamento de informações do ambiente físico ao Digital.

Programa

 

Gestão unificada de documentos híbridos: do ambiente físico ao digital

 

Soluções corporativas para gestão de informações: do ambiente físico ao digital
Organização PaperLess – ECM, BPM e GED
Segurança da Informação em ambientes colaborativos
ROI – Retorno sobre investimento em projetos de GED/ECM
ECM, BPM e ECM – Gestão de Processos e Gestão de Conteúdo
Cases de projetos de GED/ECM em empresas públicas e privadas
Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações
Lei de Acesso à Informação e eGOV
Certificação digital e Legalização do Documento digital

 

Exposição de equipamentos
Momento convivência: “Você faz o evento”

 

Palestrantes
Projeto Papel Zero:  Transparência no poder público através da eliminação do papel nos processos de trabalho – a experiência da Câmara Municipal de São Paulo

Projeto Papel Zero: Transparência no poder público através da eliminação do papel nos processos de trabalho – a experiência da Câmara Municipal de São Paulo

.

EDUARDO MIYASHIRO (SP)

 

Engenheiro civil com atuação na área de tecnologia da informação, notadamente no setor público, nas empresas/órgãos: Nossa Caixa, UNESP – Universidade Estadual Paulista e CMSP – Câmara Municipal de São Paulo. Foi diretor de Tecnologia da CMSP de 2004 a 2012, tendo atuado nos seguintes projetos: criação e estruturação de datacenter e infraestrutura de rede; gestão de mudança do sistema de RH; digitalização do acervo documental; automação da submissão de emendas à Lei Orçamentária do Município; adoção de assinaturas digitais em processos eletrônicos internos; 1ª Hackathon de Dados Abertos da CMSP; organização do sítio de Dados Abertos da CMSP; Papel Zero na Administração; Plenário Digital e SPLegis.

.

Abordagem:

 

 

Empresas, organizações sociais e indivíduos vivenciam reflexos de decisões dos governos e, em especial, do poder legislativo local, que afeta mais diretamente a vida dos cidadãos. O processo legislativo pode ser melhor estudado, acompanhado e aperfeiçoado através da transparência proporcionada pelos recursos de tecnologia. A observação mais atenta e precisa das informações do processo legislativo é requisito para a ação democrática e controle social.

 

A Câmara Municipal de São Paulo desenvolveu diversos projetos de tecnologia para ampliar a transparência e o controle social, que também geraram melhor eficiência e organização em seus processos internos de trabalho, além de significativa redução de custos diretos e indiretos. Estas experiências podem ser compartilhadas com outros órgãos públicos e com a sociedade em geral como contribuição ao melhor uso de ferramentas tecnológicas para otimizar o direito republicano de acesso à informação.

 




Lei de Acesso à Informação

Lei de Acesso à Informação

.

FERNANDO ANTÔNIO FRANÇA SETTE PINHEIRO (MG)

 

Formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP).

Atuou na Auditoria Geral do Estado como auditor, coordenador, diretor, assessor-chefe e superintendente da Superintendência Central de Auditoria Operacional. Exerceu o cargo de Subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda, atualmente é Diretor da Superintendência Central de Promoção da Integridade Funcional e da Transparência Institucional da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais

Lecionou nos cursos de graduação em Finanças Públicas e Auditoria Governamental da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Controle Interno no curso de pós-graduação em Auditoria e Controle da Escola Superior da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (ESPGFN) e no Curso de pós-graduação em Auditoria Contábil e Financeira do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC-PUC Minas)

 

 



O Processo Judicial Eletrônico e a Digitalização dos Autos

O Processo Judicial Eletrônico e a Digitalização dos Autos

.

LAINE MORAIS SOUZA (MG)

 

Advogada Especialista em Direito de Informática e Telecomunicações. Sócia do Escritório Laine Souza Advogados e Consultores e da LMS Treinamentos. Graduada em Direito pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Pós-graduada em Direito Tributário (IBET/SP) e Direito Administrativo (UnP), Conselheira do IBDI (Instituto Brasileiro de Direito da Informática). Articulista. Palestrante. Co-autora dos livros “Internet Legal” (Juruá) e “Novas Fronteiras do Direito da Informática e Telemática” (Saraiva). Twitter: @lainesouza

 

 
Abordagem:

 

 

Legislação que rege o Processo Eletrônico e os cuidados com a digitalização dos documentos respeitando o princípio da legibilidade.

 

 




Certificação Digital ICP-Brasil

Certificação Digital ICP-Brasil

.

THAIS DANIELLE S. DE ANDRADE (MG)

 

Responsável pelo processo de implantação da Autoridade de Registro Fecomércio Minas e atualmente é Consultora Corporativo no Departamento Comercial da FECOMERCIO MG – Federação do Comercio de Minas Gerais. Tem experiência na área de certificação digital, atua no setor desde 2007 pela Certisign, uma das mais importantes Autoridades Certificadoras do país. Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva.




Segurança da Informação em ambiente colaborativo: a sua estratégia ou da sua organização está realmente correta?

Segurança da Informação em ambiente colaborativo: a sua estratégia ou da sua organização está realmente correta?

.

AFONSO KALIL (MG)

 

► Larga experiência profissional – mais de 40 anos -consolidada nas Empresas Banco Central, IBM, BankBoston, FIAT, Instituições de Ensino, Kalil & Galvão e Grupo FIAT ocupando cargos estratégicos nas áreas de TI, Auditoria, Finanças, Marketing e Controles Internos.
► Especialista em:
Diagnóstico, elaboração e implantação de Política de segurança e Controle da informação em empresas de grande, médio e pequeno portes, em smbientes distribuído, mainframe, incluindo “cloud computing”.
Processos de Avaliação e/ou elaboração de Gestão de Riscos, Gestão de Crises, Planos de Continuidade de Negócios,Controles Internos além da Gestão de Conformidades (SOX, Basiléia, CMN-Bacen).
►Planejamento e execução de Auditorias de TI, em todas as suas modalidades.
AFONSO FELÍCIO KALIL FILHO, CISA , CGEIT
► Membro “Platinum” da ISACA (“Information Systems, Audit and Control Association” de Illinois, EUA.
► Auditor Certificado “CISA” (“Certified Information Systems Auditor”) pela “ISACA” desde 1997 (1º “CISA” no Brasil).
► Profissional Certificado “CGEIT” (“Certified Governance Enterprise IT) pela “ISACA” desde 2009.
► Eleito para a Nata dos Profissionais em Segurança da Informação por diversas vezes.
► CSO (“Chief Security Officer”) Latin America das empresas do grupo Fiat, de 2007 a 2011.
► Professor, mais de 35 anos de atuação, sendo os últimos 15 anos em pós-graduação (UFMG, UNA, FUMEC e COTEMIG).
► Professor de Cobit, ITIL, Auditoria de Sistema, Segurança, Continuidade Negócios, Gestão de Crises e de Riscos,desde 1998 .
► Conferencista e Professor de Técnicas Eficazes de Apresentação para diversas empresas e instituições de ensino.
► Diretor do Grupo GRC (Governança, Risco e Conformidade) da SUCESU-MG desde 2009.
► Engenheiro pela UFRJ e pós graduado em Pedagogia Empresarial pela UEMG.

 
Abordagem:

 

Somos todos usuários: devidamente globalizados, exigentes e ávidos por rapidez nas nossas necessidades e atentos às novidades. A competitividade se acirra a cada dia em todas as áreas e a vantagem fica com os que melhor lidam com as informações. As chances de sucesso aumentam caso estas informações estejam adequadamente protegidas, disponíveis e íntegras.

Paralelamente, tanto nos negócios como na esfera pessoal, o mundo exige um ambiente cada vez mais colaborativo, ao mesmo tempo em que nos impõe cuidados contra acessos (ou perdas) indevidos, sejam estes praticados dolosamente ou não.

Por isto, a preocupação com a Segurança da Informação não pode se restringir somente ao ambiente tecnológico. Independentemente da eficácia dos mecanismos de segurança, controle e gestão disponibilizados no mercado, o principal Pilar da Política de Segurança da Informação continua sendo a PESSOA




A Organização Paperless: BPM + ECM - Como reduzir o volume de papéis produzidos e que tramitam dentro de uma organização.

A Organização Paperless: BPM + ECM - Como reduzir o volume de papéis produzidos e que tramitam dentro de uma organização.

.

SÉRGIO MENDES (MG)

 

Engenheiro Eletricista, pós-graduado em Gestão Empresarial e Engenharia de Vendas, com diversos cursos de especialização nas áreas de gestão empresarial, qualidade, engenharia e tecnologia da informação,  possuindo mais de 25 anos de experiência nestas áreas. Desenvolveu e implantou softwares de gestão em diversas empresas, tais como: FIAT, ARCELOR MITTAL, BELGO, VOTORANTIM, VALE, ANGLO GOLD, HERMES PARDINI, SENAC, COCA-COLA, entre outras. Atualmente é Diretor da TNX Brasil e professor convidado da Fundação Dom Cabral.

 

Abordagem:

 

A sustentabilidade está entre as dez maiores prioridades dos CEO´s das maiores empresas do mundo, segundo a revista Exame. Dentre as diversas ações que tornam uma empresa sustentável, a redução da geração e circulação de documentos impressos é uma das mais importantes ações a serem implementadas. A junção do BPM e ECM, dentre outras tecnologias, permitem que as empresas obtenham resultados significativos na redução de custos e na criação de uma empresa sustentável. O objetivo da palestra é explicitar os problemas das organizações com a gestão das informações e de fluxo documental, traduzindo-os em valores tangíveis. Explicaremos os conceitos básicos de GED e BPM, exemplificando com alguns casos reais, demonstrando os amplos benefícios que a tecnologia pode proporcionar às organizações de qualquer tamanho e de qualquer área de atuação.




Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital

Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital

.

ODAIR RODRIGUES (MG)

 

Engenheiro Eletrônico com Especialização em Administração de Empresas , tem mais de 20 anos de experiencia na área de Digitalização e Microfilmagem de Documentos , tendo participado de diversas implementações de projetos a nível nacional e na America Latina.
Exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Canais da Área Document Imaging da Kodak Brasileira para as regiões Sul & Sudeste.

 

Abordagem:

 

Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentos como meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.




Gestão, metodologia  e digitalização de documentos: resultados de um projeto conjunto entre o Arquivo da Cidade e Câmara Municipal de Belo Horizonte

Gestão, metodologia e digitalização de documentos: resultados de um projeto conjunto entre o Arquivo da Cidade e Câmara Municipal de Belo Horizonte

.

VILMA CAMELO SEBE (MG)

 

Especialista em Gestão da Memória: Arquivo, Museu e Patrimônio. Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG. Trabalha no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH-FMC) desde 1994, sendo chefe da Divisão de Arquivos Permanentes desde 2002.
Participou dos três convênios entre a Câmara Municipal (CMBH) de Belo Horizonte e o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH-FMC) e coordenou a criação dos inventários do fundo CMBH e a descrição dos seus documentos.

 

YURI MELLO MESQUITA (MG)

 

Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH-FMC). Bacharel em História pela UFMG, Mestrando em história pelo programa de pós-graduação em história da UFMG com o trabalho premiado no VI Simposio Interncional de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental em Villa de Leyba, Colômbia. Trabalha com arquivos e
organização de acervos históricos desde 2004, com ênfase na digitalização e na preservação de documentos digitais. Trabalha no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH-FMC)
desde 2007, onde foi coordenador técnico do Laboratório de Digitalização entre 2010 e 2012.

 

Abordagem:

 

A comunicação vai discorrer sobre os convênios entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte e o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, discutindo a metodologia de trabalho
desenvolvida desde 2005, bem como a gestão, a descrição, o arranjo, o acondicionamento, a digitalização e a preservação digital dos documentos da Instituição. A palestra pretende
também discutir as vantagens da relação intersetorial, bem como questões que envolvem uma parceria ao longo dos anos e o processo de amadurecimento dessas instituições e de seus funcionários.




Implantação do Sistema de Gestão de Documentos (SIGED): experiência do governo de Minas.

Implantação do Sistema de Gestão de Documentos (SIGED): experiência do governo de Minas.

.

DANIELLE MARA FERREIRA (MG)

 

Especialista em Gestão Pública e bacharel em Sistema de Informação. Membro do Grupo de Estudo sobre Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos junto ao Arquivo Público Mineiro (APM).
Trabalha na Diretoria Central de Políticas de Otimização de Processos (DCPOP) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG) desde 2010, atuando no mapeamento, desenho e redesenho de Processos do Poder Executivo do Estado. Assumiu a Gerencia do Projeto SIGED ( Sistema de Gestão de Documentos) em  2011 e desde então coordena a implantação e expansão do Sistema, bem como a descontinuidade do antigo Sistema de Protocolo do Estado (SIPRO).

 

Abordagem:

 

A apresentação abordará a experiência do governo de Minas na implantação do Sistema de Gestão de Documentos (SIGED) como meio para inovação nos processos de gestão documental dos órgãos do Poder Executivo Estadual, bem como os desafios e dificuldades encontradas para o efetivo funcionamento e adequado uso do sistema. A intenção da Superintendência Central de Governança Eletrônica, gestora do sistema, é fortalecer as políticas de impressão consciente e promover gestão documental nas ações governamentais.




Do papel ao eletrônico no sistema de informação corporativo: projeto - A experiência de uma empresa do sistema automotivo. indústria de autopeças Aethra

Do papel ao eletrônico no sistema de informação corporativo: projeto - A experiência de uma empresa do sistema automotivo. indústria de autopeças Aethra

.

MARILEA ALVES DE CASTRO (MG)

.

Bibliotecária,Pós-graduada em Análise de Negócios e Informação.
Supervisora de Arquivos do Grupo Aethra Sistemas Automotivos, com experiência de mais de 20 anos na implantação de projetos de gestão de informação e arquivos. Enquanto consultora participou de inúmeros projetos em todo Brasil implantando a organização e informatização de arquivos.
 
Os desafios da organização de arquivos diante da avalanche de informações recebidas e geradas em formatos variados no ambiente corporativo.  A influencia dos fatores culturais, legislações e obrigatoriedade da manutenção dos documentos físicos.



Coordenação Técnica - Todeska Badke

Coordenação Técnica - Todeska Badke

.

Diretora da EDOC Consultoria & Capacitação, empresa que tem como base a experiência dos mais de 30 anos de atuação profissional da Consultora em gestão de informações e documentos.
Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Realizou projetos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur e muitas outras do mesmo nivel. Organiza, coordena e realiza eventos nas áreas de gestão de documentos, informação e do conhecimento desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela Ufes/ES, possui Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ.




Data e Local

24 e 25 de abril
08:30 às 18:00

CENTRO DE CONVENÇÕES PITÁGORAS
Av. Prudente de Morais, 1602, Cidade Jardim – Belo Horizonte – MG, 30380-72

 

Valores e Inscrições

.

 

Nova Imagem

Nos valores estão inclusos: Certificado, Coffee-break e acesso as apresentações dos Palestrantes.

 

Organizações que inscreverem mais de três participantes terão 10% de desconto.

 

As inscrições na categoria estudante (graduação e pós-graduação) são para pessoas físicas.

 

CONDIÇÕES  ESPECIAIS: Profissionais desempregados, aposentados ou que a organização em que trabalha não se responsabiliza pela inscrição, terão valor especial de R$ 300,00 (trezentos reais) para pagamentos até dia 05 de abril. Fazer a inscrição como consta as instruções clicando no inscreva-se e enviar o comprovante de depósito por email.

 

 


A EDOC Consultoria e Capacitação está cadastrada no portal de compras do GOVERNO DE MINAS e no SICAF

 

Dados para Pagamento:
Depósito bancário em nome de: EDOC Consultoria e Capacitação Ltda
Dados Bancários: Banco Santander (033) Agência: 4751 – Conta Corrente: 13.002.610-6

CNPJ: 12.549.970/0001-20     Inscrição municipal: 1198785    -    Inscrição estadual: Isenta
Endereço: Rua Alberto de Oliveira Santos n° 59 sala 1012  Bairro Centro  Vitória/ES

 

COMO SE INSCREVER:

1. Clique no botão INSCREVA-SE” e faça o seu cadastro;
2. Receba em seu email a confirmação da inscrição;
2. Envie o comprovante de pagamento para o email: edoc@edocconsultoria.com.br;
3. Aguarde o email com a confirmação do pagamento;

 

Na seqüência, enviaremos  a confirmação de sua participação

 

 

I

Formas de pagamento: por depósito bancário ou por Nota de Empenho.
Não trabalhamos com boleto bancário.

 

Pagamento por Nota de EMPENHO: seguiremos o tramite indicado por cada instituição pública.

 

Pagamentos realizados pós-evento: R$ 850,00 (oitocentos reais)

 

Estudantes: As inscrições na categoria estudante são para pessoa física. Para confirmar a inscrição o estudante deve enviar o comprovante de deposito bancário + o comprovante de pagamento da mensalidade ou de matrícula de 2013. Os documentos devem ser enviados para o email: edoc@edocconsultoria.com.br

 

Atenção: Não haverá devolução de valores para o inscrito desistente. O inscrito poderá ser substituído por novo participante, com 48 horas de antecedência, quando informado via e-mail.

Fale com a Organizadora

(27) 3024-2367
(27) 9249-2367
(31) 9120-5604
todeska@planetarium.com.br
todeska@edocconsultoria.com.br

Apoiamos esta idéia. Conheça o projeto que ajuda milhares de crianças a terem acesso à saúde, educaço, alimentaçã o e cultura.

Apadrinhe agora! Acesse: www.apadrinhamento.org.br

Home Empresa Serviços Contato
Desenvolvimento: [ s a m u s ]