RIO DE JANEIRO - RJ

RIO DE JANEIRO - RJ
Informações Gerais

Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigências do mercado de Gestão de documentos e informações, a EDOC Consultoria & Capacitação, apresenta o evento denominado de eDOC dando continuidade aos eventos realizados em várias capitais todos os anos.

 

eDOC é um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para obter resultados

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.

 

O evento mostrará soluções, produtos e serviços para todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O eDOC 2013 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias  e  tendências.

Programa

GESTÃO DE INFORMAÇÕES EM AMBIENTES COLABORATIVOS

Compartilhamento, arquitetura da Informação, tendências de GED/ECM 3.0 e muito mais…

 

 

Gestão de Informações e Soluções em Ambientes Colaborativos

Compartilhamento, arquitetura da Informação, tendências de GED/ECM 3.0

Projeto de gestão de informações com os conceitos: GED/ECM, BPM, PMP, EIM, EDA

Ferramentas de colaboração e gerenciamento do fluxo informacional e documental

Documentação de engenharia: porque é diferente e como gerenciar

Projetos de engenharia sem papel, é possível?

Organização PaperLess: chegaremos lá? Como conviver com a Organização hibrida?

Apresentação de projetos em empresas públicas e privadas

Segredos da Implantação de Projetos Informacionais: do ambiente físico ao digital

ROI – Retorno sobre investimento em projetos de gestão de informações

Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações

Legalização do Documento digital

 

Exposição de equipamentos e serviços

Momento convivência “Você faz o evento”: momento de interação com os participantes do evento

 

 

Palestrantes
Da Gestão da Informação à Criação do Conhecimento Organizacional

Da Gestão da Informação à Criação do Conhecimento Organizacional

 

.

FERNANDO GOLDMAN (RJ)

 

Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ, é Engenheiro Eletricista formado pela UFRJ, com M.Sc.em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal Fluminense – UFF , com linha de pesquisa em Conhecimento e Inovação Tecnológica, tema sobre o qual tem diversos trabalhos publicados. Possui ainda Especialização em Gestão Empresarial pela FGV. É professor da disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão na Unifeso. Foi Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento SBGC-RJ (2007-2011). Vem atuando por mais de trinta anos em grandes empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica, em alta e extra-alta tensão.

 

.

Abordagem:

Em uma economia cada vez mais baseada em conhecimento, a Dinâmica da Inovação Organizacional é um tema de crescente relevância e, apesar de décadas de pesquisas, importantes aspectos conceituais permanecem ainda pouco conhecidos. Diante dos conceitos de “sociedade da informação”, “sociedade em rede” e “capitalismo cognitivo” a palestra aborda, em linguagem simples e acessível, a real natureza do “trabalho imaterial” nos modernos ambientes de engenharia, mostrando a efetiva gestão da informação como o elemento que propicia o sucesso de Comunidades de Prática focadas em artefatos epistemológicos, caracterizando as formas mais avançadas de capitalismo.

 

 

 




Projetos de Engenharia sem papel: É possível? Documentação Técnica de Engenharia: porque é diferente e como gerenciar reduzindo o consumo de papel

Projetos de Engenharia sem papel: É possível? Documentação Técnica de Engenharia: porque é diferente e como gerenciar reduzindo o consumo de papel

.

PEDRO GUERRA (MG)

 

Diretor na VP de BPM e ECM da SUCESU-MG. Pós-graduado em Gestão de projetos pelo IETEC, graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e graduando em Engenharia Civil, pelo Centro Universitário UNA. Técnico em Eletrônica Industrial pelo CEFET-MG. Nos últimos anos, vem atuando na especificação e implantação de sistemas para projetos de CapEx, nas áreas de materiais, planejamento, custos (estimativa e controle), engenharia, saúde e segurança e meio ambiente. Implantou soluções GED em projetos de grande porte da Vale, participando efetivamente da especificação do GED Engenharia.

.

Abordagem:

 

Quando discutimos sobre a gestão de documentos técnicos em projetos de engenharia e posterior manutenção desses documentos durante a operação das plantas industriais, percebemos uma série de diferenças no ciclo de vida (voltado para o ativo), na taxonomia e nos processos de aprovação. É possível conduzir processos de comentários e aprovação sem “gerar” papel? Como softwares especialistas de gestão de documentos podem dar mais agilidade aos processos? Podemos ter equipes de gestão reduzidas ao aderir a esse tipo de ferramenta? Podemos abrir mão do papel também nas frentes de obra? A  palestra visa discutir um pouco sobre a gestão desses tipos de documentos e como é possível reduzir o uso de papel, aperfeiçoar processos e reduzir equipes de arquivo técnico, principalmente durante a fase de projeto.

 




Resistência à implementação de sistemas de informação: uma análise na área de GED

Resistência à implementação de sistemas de informação: uma análise na área de GED

 

.

ALLAN DE SOUZA MUNIZ (RJ)

 

Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração de Empresas Públicas e Privadas (EBAPE) – Fundação Getúlio Vargas (RJ) – área de interesse: gestão tecnológica, resistência à implantação de sistemas de TI - MBA pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) em Gestão Empresarial com ênfase em Tecnologia da Informação - Graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. É docente no curso de Sistemas de Informação na Universidade Estácio de Sá (RJ) e em cursos de MBA do IBMR (RJ) na área de Planejamento Estratégico.

 

Coordenou projeto de gestão eletrônica de documentos, envolvendo áreas como TI, Marketing, Financeiro e Processos no entendimento das necessidades dos clientes internos e das diretrizes especificadas pela alta administração, dimensionamento de hardware e software, elaboração de estratégias de negócio para implementação do projeto, acompanhamento da execução das diferentes fases do projeto, observando prazos, qualidade e custo no escopo do projeto. Entre os clientes contemplados estão Pepsico, Bayer, Merck GmbH, Honda, Toyota, Bayerische Motoren Werke AG, Apple, Phillip Morris, Porsche Aktiengesellschaft, entre outros beneficiados. Já atuou também com programação, desenvolvendo aplicativos para análise de riscos e atuou com Enterprise Resource Planning (ERP), definindo customizações e documentação para treinamentos.

 

.

Abordagem:

 

O tema proposto é o resultado de uma pesquisa realizada que buscou analisar algumas das razões mais relevantes para o insucesso na implementação de sistemas de informação na área de gestão eletrônica de documentos. Os resultados obtidos permitiram importantes insights para reflexão de tais insucessos, além da contribuição para a expansão da discussão rumo a ótica socio-técnica e política.

 

 

 




A Organização Paperless: BPM + ECM - Como reduzir o volume de papéis produzidos e que tramitam dentro de uma organização

A Organização Paperless: BPM + ECM - Como reduzir o volume de papéis produzidos e que tramitam dentro de uma organização

.

HELY DIAS (RJ)

 

Formado em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação. Implantou AUTOCAD na NATRON CONSULTORIA e atuou por 3 anos como professor convidado no CEFET-RJ, possui diversos cursos de especialização nas áreas de gestão empresarial, qualidade e tecnologia da informação. Especializado em projetos elétricos e tubulações industriais, possuindo mais de 15 anos de experiência nestas áreas onde atuou como coordenador de projetos na WHITE MARTINS e CADMAKERS. Implantou softwares de gestão em diversas empresas, tais como: WHITE MARTINS, SAINT GOBAIN, TV GLOBO, COCA-COLA, CLARO, TRANSPETRO, MICHELIN, CONCREMAT, CERAS JOHNSON, LOREAL entre outras. Atualmente é Diretor Comercial da TNX Brasil.

 




Digitalização e Microfilmagem : Preservação e Legalização do Documento Digital

Digitalização e Microfilmagem : Preservação e Legalização do Documento Digital

 

.

ODAIR RODRIGUES (SP)

 

 

Engenheiro Eletrônico com Especialização em Administração de Empresas , tem mais de 20 anos de experiencia na área de Digitalização e Microfilmagem de Documentos , tendo participado de diversas implementações de projetos a nível nacional e na America Latina.
Exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Canais da Área Document Imaging da Kodak Brasileira para as regiões Sul & Sudeste.

 

.

Abordagem:

 

Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentos como meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.

 

 

 




Explorando o SharePoint como ferramenta de uma nova Gestão de Documentos Corporativos

Explorando o SharePoint como ferramenta de uma nova Gestão de Documentos Corporativos

 

.

MARCOS MOYSES DA CUNHA (RJ)

 

 

Responsável pelo segmento de informática na gestão de documentos e informações da Eletrobras.

Graduado em Arquivologia, pós-graduado em Qualidade e MBA em RH, com ênfase em Gestão do Conhecimento, com diversos cursos de especialização. Carreira de quase 30 anos desenvolvida em Arquivologia, Documentação e Informação em empresas privadas e públicas. Experiência em administração de recursos humanos, treinamento, supervisão e coordenação de equipes, gerenciamento de serviços e consultoria. Graduado em Arquivologia, pós-graduado em Qualidade e MBA em RH, com ênfase em Gestão do Conhecimento, com diversos cursos de especialização. Consultor em mais de 40 empresas. Coordenou área de informática e documentação.

 

.

Abordagem:

 

 

Apresentar uma expectativa, do ponto de vista do cliente, das possibilidades e recursos que o SharePoint pode oferecer e vir a suprir numa eventual aplicação voltada a Gestão de Documentos, em todos os seus aspectos. O que esperar? A construção desta aplicação, com as descobertas, o passo-a-passo, a adaptação a realidade arquivística. A possibilidade de um novo caminho para o GED.




Gestão de Documentos Técnicos - Case CONCER

Gestão de Documentos Técnicos - Case CONCER

 

.

RAFAELA OLIVEIRA (RJ)

 

Bibliotecária graduada pela UNIRIO, finalizando MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação pela UFF. Nos últimos anos vem atuando na área de biblioteconomia, documentação e arquivologia, com experiência em gestão da informação na implantação e especificação de Sistema de GED/ECM, coordenou o Centro de Documentação e Biblioteca da Empresa CETIP S.A. – Mercados Organizados e atualmente coordena o Centro de Documentação e Informação da CONCER, onde é responsável pelo projeto de implantação do Sistema de GED/ECM, reestruturação do setor e procedimentos internos relacionados à documentação da empresa.  

 

 

A proposta é apresentar o projeto de estruturação do acervo documental da CONCER, Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio, com foco na documentação técnica, que devido ao volume acumulado durante os 17 anos de concessão verificou-se a necessidade de automatizar seu acervo, implantando o Sistema de GED /ECM, que visa à otimização do tempo de acesso à informação e espaço, racionalização dos procedimentos e fluxos dos documentos e integridade dos documentos originais, que atualmente encontram-se, em sua maioria, impressos, arquivados nos arquivos da Empresa e no arquivo externo.




Gestão Eletrônica de Documentos Digitais GEDIG - Case SERPRO

Gestão Eletrônica de Documentos Digitais GEDIG - Case SERPRO

 

.

EDUARDO ESTEVES (RJ)

 

Engenheiro eletricista, analista de sistemas, pós graduado em Comércio Exterior e sistemas de informação. Possui sua experiência voltada a gestão de documentos digitalizados, tendo mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas. Especializado na construção de aplicações web para consulta a repositórios de documentos digitalizados (RH, financeiros, processos jurídicos, contratos corporativos, etc)

 

.

Abordagem:

Apresentação do projeto SERPRO para Gestão Eletrônica de Documentos Digitais: Área Financeira, Contratos, Jurídica e RH.

 

A necessidade de acesso a documentos corporativos torna-se, cada vez mais necessária em função da urgência nas tomadas de decisões. O acesso deve ocorrer em qualquer aplicação e a qualquer momento sem a necessidade de outros sistemas.

Estamos sempre precisando deles quando a aplicação não permite o acesso.

A proposta é a implementação do módulo gerenciador destes documentos dentro das aplicações, de maneira que o acesso fique simples, rápido e seguro (Módulo de acesso acoplável).

Outra proposta seria o acesso pela implementação, em posições estratégicas da aplicação, de um acesso direto ao módulo gerenciador destes documentos.

 

 

 




Como pensar o projeto de gestão de informações para ambientes colaborativos: tendência GED/ECM 3.0 e o ROI - retorno sobre investimento

Como pensar o projeto de gestão de informações para ambientes colaborativos: tendência GED/ECM 3.0 e o ROI - retorno sobre investimento

 

.

ROMOALDO ZACARIAS (SP)

 

Bacharel em Ciências Contábeis, Administrador de Empresas, Análise de Sistemas, Bacharelando em Ciências Jurídicas – Direito. Formação em instituições como Fundação Álvares Penteado – SP e FGV/RJ.Especialista & Analista: Organização, Sistemas e Métodos / BPM – Business Process Management; BPMN – Business Process Management BI (Business Intelligence); GED; CRM; ERP – Enterprise Resource Planning; Green IT Citizen

Prêmios: Profissional do Ano 1998 CENADEM – Centro Nacional da Imagem e Informação, Best Choice Lótus / IBM – Brasil 1998, 1999, 2000 e 2001 e Finalista do Best Choice 2002 – Orlando USA – Categoria Knowledged Management, 2010 – 2011 – 2012 – Awards – Best of Information Services Mangement – BVMW – South America.

Ocupou a posição de Diretor em quatro empresas na área de Gestão de Projetos Informacionais, sendo três nacionais e uma internacional na Inglaterra, Alemanha e Holanda.  Atualmente é o Presidente do UniLogos Institute – São Paulo e Diretor de EIM – Head of Information Management Buiness Unit da Synercorp Technologies (Alphaville/Barueri SP) Gestor de Projetos Informacionais da BR IT Software (Santo André/SP)

Palestrante –  Instrutor  desde 1992 com aproximadamente 6 mil profissionais treinados

.

Abordagem:

 

1. Como pensar o projeto de gestão de informações para ambientes colaborativos linkando com os conceitos:

  • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
  • ECM – Enterprise Content Management
  • BPM – Business Process Management
  • PMP – Project Management  Professional
  • EIM – Enterprise Information Management
  • EDA – Enterprise Digital Architecture (Visão Gartner ®da Arquitetura Organizacional no mundo Digital)
  • Cloud Computing – Computação nas Nuvens
  • Tabela de Temporalidade em ambiente colaborativo

2. Segredos da Implantação de Projetos Informacionais: da Gestão Acervos Físicos a Gestão de Acervos Digitais

3.Gestão Colaborativa de Projetos Informacionais (PMI – ITIL – COBIT)

4.  Tabela de Temporalidade em Ambiente Colaborativo do Documento Digital;

5. Sobrevivendo ao Caos Tecnológico no Ambiente Colaborativo – Da midia Social ao Cloud Computer

6. Estudo de Caso




Portal do Conhecimento ou KnowHow Instituicional: Informação como recurso estratégico para identificar, manter e ampliar   o conhecimento organizacional

Portal do Conhecimento ou KnowHow Instituicional: Informação como recurso estratégico para identificar, manter e ampliar o conhecimento organizacional

 

.

HENRIQUE KELMER (RJ)

 

 

Diretor Técnico e sócio da empresa Contempory Informática com mais de 20 anos de experiência na área de Gestão de Informação, atua especialmente na automação e organização de Bibliotecas, Centros de Documentação e Conhecimento – Know-How.




 

.

VANDA FURTADO (RJ)

 

 

Graduada em Biblioteconomia e Documentação e Administração de Empresas implantou sistemas de gestão de documentos em áreas de trabalho da Petrobras e Consultoria Gás Energy, trabalhou na Petroquisa por 18 anos onde implantou e liderou a Biblioteca Técnica em química e petroquímica seguida da Gerência de Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento de RH. Implantou o Centro de Informação e Documentação do IBP, plano básico de organização e normas organizacionais e administrativas em instituições governamentais federais. Participou de diversos cursos e conclaves relacionados às áreas de interesse e atualmente faz parceria de conhecimento com a Contempory Informática na implantação de sistema de gestão da informação.

 

.

Abordagem:

 

O objetivo desta apresentação é demonstrar o quanto a gestão do conhecimento conta com o recurso da informação para garantir a competitividade das organizações no ambiente em que atuam, bem como demonstrar como o Portal do Conhecimento – BNWEB pode contribuir com o desenvolvimento do processo informacional pelo compartilhamento de experiências, know how, soluções criativas e insights.

 

 

 




Apresentação SESIN

Apresentação SESIN

 

JOSÉ ANTÔNIO NUNES MORAES (SP)

 

Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Capital (Unicapital), Pós-Graduado “MBA” pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) com ênfase em administração estratégica de negócios.

Solida experiência na área comercial com 22 anos de atuação, carreira profissional desenvolvida em empresas de grande porte nacionais e multinacionais, (Claro, eNOVI, Maxprint, ACBR “Acer”, Microtec).




Coordenação Técnica - Todeska Badke

Coordenação Técnica - Todeska Badke

.

Diretora da EDOC Consultoria & Capacitação, empresa que tem como base a experiência dos mais de 30 anos de atuação profissional da Consultora em gestão de informações e documentos.
Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Realizou projetos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur e muitas outras do mesmo nivel. Organiza, coordena e realiza eventos nas áreas de gestão de documentos, informação e do conhecimento desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela Ufes/ES, possui Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ.




Data e Local

.

12 e 13 de junho
08:30 às 18:00

AUDITÓRIO DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rua do Carmo, 27 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

.

Valores e Inscrições

 

Nova Imagem

 

 

 

CONDIÇÕES  ESPECIAIS PARA PESSOA FÍSICA e ESTUDANTES de Pós e Graduação:

1. Profissionais desempregados, aposentados ou que a organização em que trabalha não se responsabiliza pela inscrição, e profissionais-estudantes de Pós-Graduação, terão valor especial de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para pagamentos até dia 12 de junho. Fazer a inscrição como consta as instruções clicando no inscreva-se e enviar o comprovante de depósito por email.

 

2. Estudantes de graduação terão valor especial para participação no valor de R$ 200,00 (duzentos Reais). O pagamento é como pessoa física. Para esta modalidade de inscrição pedimos enviar junto com a quitação, o comprovante de que está matriculado em 2013.

 

 

Nos valores estão inclusos: Certificado, Coffee-break e acesso as apresentações dos Palestrantes.

 

Organizações que inscreverem mais de três participantes terão 10% de desconto.


A EDOC Consultoria e Capacitação está cadastrada no portal de compras do SICAF

 

Dados para Pagamento:
Depósito bancário em nome de: EDOC Consultoria e Capacitação Ltda
Dados Bancários: Banco Santander (033) Agência: 4751 – Conta Corrente: 13.002.610-6

CNPJ: 12.549.970/0001-20     Inscrição municipal: 1198785    -    Inscrição estadual: Isenta
Endereço: Rua Alberto de Oliveira Santos n° 59 sala 1012  Bairro Centro  Vitória/ES

 

COMO SE INSCREVER:

1. Clique no botão INSCREVA-SE” e faça o seu cadastro;
2. Receba em seu email a confirmação da inscrição;
2. Envie o comprovante de pagamento para o email: edoc@edocconsultoria.com.br;
3. Aguarde o email com a confirmação do pagamento;

 

Na seqüência, enviaremos  a confirmação de sua participação

 

 

I

Formas de pagamento: por depósito bancário ou por Nota de Empenho.
Não trabalhamos com boleto bancário.

 

Pagamento por Nota de EMPENHO: seguiremos o tramite indicado por cada instituição pública.

 

Pagamentos realizados pós-evento: R$ 900,00 (novecentos reais)

 

Estudantes: As inscrições na categoria estudante são para pessoa física. Para confirmar a inscrição o estudante deve enviar o comprovante de deposito bancário + o comprovante de pagamento da mensalidade ou de matrícula de 2013. Os documentos devem ser enviados para o email: edoc@edocconsultoria.com.br

 

Atenção: Não haverá devolução de valores para o inscrito desistente. O inscrito poderá ser substituído por novo participante, com 48 horas de antecedência, quando informado via e-mail.

Fale com a Organizadora

(27) 3024-2367
(27) 9249-2367
(31) 9120-5604
todeska@planetarium.com.br
todeska@edocconsultoria.com.br

Apoiamos esta idéia. Conheça o projeto que ajuda milhares de crianças a terem acesso à saúde, educaço, alimentaçã o e cultura.

Apadrinhe agora! Acesse: www.apadrinhamento.org.br

Home Empresa Serviços Contato
Desenvolvimento: [ s a m u s ]