PORTO ALEGRE - RS

PORTO ALEGRE - RS
Informações Gerais

Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigências do mercado de Gestão de documentos e informações, a EDOC Consultoria & Capacitação, apresenta o evento denominado de eDOC dando continuidade aos eventos realizados em várias capitais todos os anos.

 

eDOC é um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para obter resultados.

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.

 

O evento mostrará soluções, produtos e serviços para todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O eDOC 2013 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias  e  tendências organizacionais para o gerenciamento de informações do ambiente físico ao Digital.

 

Programa

 

Gestão unificada de documentos híbridos: do ambiente físico ao digital

 

Soluções corporativas para gestão de informações: do ambiente físico ao digital
Organização PaperLess – ECM, BPM e GED
Segurança da Informação em ambientes colaborativos
ROI – Retorno sobre investimento em projetos de GED/ECM
ECM, BPM e ECM – Gestão de Processos e Gestão de Conteúdo
Cases de projetos de GED/ECM em empresas públicas e privadas
Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações
Lei de Acesso à Informação e eGOV
Organização de informações em ambientes digitais
Certificação digital e Legalização do Documento digital

 

Exposição de equipamentos
Momento convivência: “Você faz o evento”

 

Palestrantes
Projetos do Governo Estadual em Documentos Eletrônicos - realidade, desafios e tendências

Projetos do Governo Estadual em Documentos Eletrônicos - realidade, desafios e tendências

 

.

RICARDO FRITSCH (RS)

 

 

Graduado em Engenharia Química (UFRGS) e pós-graduado em Análise de Sistemas (PUCRS), em Marketing (ESPM) e em Administração da Tecnologia da Informação (Unisinos). É Analista de Sistemas da PROCERGS, onde atua há mais de 30 anos, tendo participado da coordenação e desenvolvimento de diversas soluções de governo eletrônico para a área social do governo, em especial, educação, saúde, agricultura e previdência, bem como Intercãmbio eletrônico de dados, correio eletrônico corporativo.  Atualmente é assessor técnico da diretoria da PROCERGS e atua no Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo do RS. Também é coordenador da Associação Software Livre.Org, entidade organizadora do fisl – Fórum Internacional Software Livre, realizado em Porto Alegre/RS, um dos maiores eventos de TI da América Latina, que em 2013 teve sua 14ª edição.
Suas áreas de interesse são  Governo Eletrônico, Internet, Software
Livre, Administração de Dados,  Desenvolvimento de Sistemas, Padrões Abertos e Novas Tecnologias.

 

.

Abordagem:

 

Apresentar as diversas iniciativas desenvolvidas pela PROCERGS em relação a Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), ECM, BPM e Cloud Computing e outras tecnologias na informatização de processos na administração estadual, bem como as necessidades,
tendências, desafios e perspectivas para os próximos anos.

 

 

 




Fazendo o bom uso de Formulários Eletrônicos – Como evitar que documentos eletrônicos estruturados se transformem em não estruturados ao longo dos processos de negócio

Fazendo o bom uso de Formulários Eletrônicos – Como evitar que documentos eletrônicos estruturados se transformem em não estruturados ao longo dos processos de negócio

.

 

PAULO CÉSAR BECK (RS)

 

 

Diretor da Agens, empresa com foco em Gestão por Processos, é idealizador da solução de BPMS Titanium Suíte. Graduado em Ciências da Computação, atua no mercado de TI há 25 anos, sendo 10 anos de experiência em projetos de melhoria e automação de processos de negócio. Atuou em projetos de GED, BPM e Gestão do Conhecimento em diversas empresas públicas e privadas, como Petrobrás, Light, Cielo, FIERGS, Grupo Herval, Stemac Geradores, ULBRA, Governo do MS e Prefeituras de Manaus e Canoas.

 

.

Abordagem:

 

A tecnologia atual permite que a informação possa ser capturada de forma estruturada em documentos eletrônicos, certificada digitalmente e mantida desta forma durante os processos de negócio. Permanecendo estruturada, a informação pode ser aproveitada para alimentar automaticamente sistemas de informação e permitir a aplicação de regras de negócio com o mínimo de intervenção humana, garantindo qualidade e confiabilidade. No entanto, diversos fatores como a falta de integração entre ambientes organizacionais e computacionais, e até mesmo os fatores culturais, contribuem para que formulários sejam impressos ou transformados em documentos eletrônicos não estruturados antes de chegarem aos seus destinos. Teoria, aspectos práticos e casos de sucesso.




Processo Sem Papel

Processo Sem Papel

 

.

GUSTAVO ROCHA (RS)

 

 

Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 15 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP.
Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão e tecnologia estratégicas para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos.
Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

 

.

Abordagem:

 

1. A gestão do escritório frente processo eletrônico e o processo sem papel;
2. Processo Eletrônico na visão do judiciário, advocacia e parte;
3. Aspectos práticos do PJe.

 

 

 




Digitalização do jornal Zero Hora - Grupo RBS

Digitalização do jornal Zero Hora - Grupo RBS

 

.

ELIANE AFFONSO RAMPON (RS)

 

 

Desde 1998 no Grupo RBS, um dos maiores grupos empresariais multimídia do país, com mídias tradicionais líderes no Rio Grande do Sul e nacionalmente por meio da e.Bricks Digital, atuando profissionalmente junto à Diretoria de Tecnologia e Telecom, inicialmente como Analista de Sistemas e Coordenadora de Equipe de Análise e Desenvolvimento e atualmente como Analista de Negócios.

Participou no desenvolvimento de projetos para as áreas de Circulação e Editoriais dos Jornais e Sistemas Corporativos Web, sendo que nestas duas últimas áreas teve a oportunidade de  colaborar no Projeto Piloto de Digitalização. No momento representa o elo estratégico entre TI e os clientes internos, focando no direcionamento, proposta e entrega de soluções de valor à área Corporativa.

É Bacharel em Informática formada pela  PUC-RS e tem MBA em Administração da  Tecnologia da Informação pela Unisinos.

 

.

 

 




 

.

MARCELO STRECK (RS)

 

 

Diretor de projetos na MGS Imagem e Informação. É bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

É certificado DAC/DSC pela DocuWare Corporation. Trabalha na implantação de projetos de gestão de documentos desde 1991, tendo implantado soluções de gestão de documentos em diversas empresas e órgãos públicos, entre eles: Correios, Detran, UFSC, UNIMED e Secretaria da Fazenda do RS.




Projeto de GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos  na UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Projeto de GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos na UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

 

.

LEONE KUENTZER (RS)

 

 

Bacharel em Ciência da Computação e MBA em Gestão Empresarial. Docente do Curso Técnico de Informática da UNISC.

Atuou como desenvolvedor, Analista de Sistemas, DBA/Consultoria e, atualmente, Coordena da Área de GED da UNISC.

 

.

Abordagem:

 

O objetivo é apresentar o projeto de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Se abordará GED no contexto da Universidade, expondo as experiências da UNISC com a implantação, gerenciamento, capacitações e melhorias advindas com o processo.

Veremos como é a construção e mapeamento dos processos, acesso unificado a documentos digitalizados, experiência com a descentralização de digitalizações (Setores, Campi, …), integração da documentação com sistemas legados e o processo de digitalização do Legado, Ativos e Novos documentos (sem retenção de cópias em papel).

 

 

 




Requisitos para um sistema de Gestão Arquivística de Documentos: a confiabilidade e a autenticidade como garantia para a tomada de decisões, de fonte de prova, de direitos e de testemunho de uma ação

Requisitos para um sistema de Gestão Arquivística de Documentos: a confiabilidade e a autenticidade como garantia para a tomada de decisões, de fonte de prova, de direitos e de testemunho de uma ação

 

.

DANIEL FLORES (RS)

 

 

Doutor em “Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación” – Universidad de Salamanca/España (Revalidado/reconhecido no Brasil ao título de Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT), como bolsista da CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC. Realizou estágio de Pós-Doutorado financiado pela Fundação Carolina na Espanha em Documentos Digitais: Gestão e Preservação. Concluiu o mestrado em Engenharia de Produção na linha de pesquisa Tecnologia da Informação pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, tornou-se especialista em Organização de Arquivos pela USP – Universidade de São Paulo, graduou-se como bacharel em Arquivologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos – GED/A e do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Documental Arquivístico registrados no CNPQ e orientou bolsistas de Iniciação Científica. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural/PPGPPC-UFSM, participou como docente do Curso de Especialização à distância em Gestão em Arquivos (EAD), do Curso de graduação em Arquivologia/UFSM, do Curso de graduação em Sistemas de Informação da UFSM, do Mestrado em História da UFSM. É Consultor da Capes, membro presencial da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos – CTDE do CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos / Arquivo Nacional. 

 

.

 

 




 

.

ANDRE WESENDONCK (SC)

 

 

Graduado em Relações Internacionais pela UNISUL, MBA em Finanças pela FGV, Formação Executiva em Cloud Computing, Estratégia Empreendedorimos Global pela London School of Economics e Pekin University. Com certificação em Enterprise Content Management pela AIIM.

 

 

 

 




PROJETO DE GESTÃO DOCUMENTAL DO SISTEMA FIERGS

PROJETO DE GESTÃO DOCUMENTAL DO SISTEMA FIERGS

 

.

LOIVA VIDAL MEDEIROS (RS)

 

 

Atua no Sistema FIERGS há 18 anos, na área de Gestão de Serviços Administrativos, sendo Analista Técnica responsável por três processos distintos: a) Gestão de Viagens Corporativas; b) Fiscalização de Contratos de Mão de obra Continuada; c) Registros de Marcas e Patentes. É Secretária Executiva formada pela UNISINOS e Especialista em Gestão Empresarial, também pela UNISINOS. É docente do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da ULBRA, no qual ministra a disciplina de Gestão de Documentos e Arquivos.

 

.

Abordagem:

 

Apresentação do projeto de gestão do ciclo de vida das informações não-estruturadas do Sistema FIERGS, contemplando criação/captura de dados (documentos físicos), armazenamento, versionamento, indexação, gestão, limpeza, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento relacionados a etapa piloto desenvolvida na área de Recursos Humanos.

 

 

 




A recuperação e uso da informação através de novas tecnologias

A recuperação e uso da informação através de novas tecnologias

 

.

EDUARDO VOIGT (SP)

 

 

Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, possui MBA em Gestão Empresarial – FGV (2010) e Mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP.

Arquiteto de software, atuando no planejamento de novos produtos, elaboração de projetos de desenvolvimento, planejamento estratégico e de marketing para inserção e manutenção destes produtos no mercado.

Atuação direta na gestão de pessoas, estruturação de equipe de suporte a usuários finais, elaboração de planejamento estratégico imediato e de médio prazo, análise e desenvolvimento de software, dentre outras atividades.




Digitalização e Microfilmagem : Preservação e Legalização do Documento Digital

Digitalização e Microfilmagem : Preservação e Legalização do Documento Digital

 

.

ODAIR RODRIGUES (SP)

 

 

Engenheiro Eletrônico com Especialização em Administração de Empresas , tem mais de 20 anos de experiencia na área de Digitalização e Microfilmagem de Documentos , tendo participado de diversas implementações de projetos a nível nacional e na America Latina.
Exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Canais da Área Document Imaging da Kodak Brasileira para as regiões Sul & Sudeste.

 

.

Abordagem:

 

Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentos como meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.

 

 

 




Como pensar o projeto de gestão de informações para ambientes colaborativos: tendência GED/ECM 3.0 e o ROI - retorno sobre investimento

Como pensar o projeto de gestão de informações para ambientes colaborativos: tendência GED/ECM 3.0 e o ROI - retorno sobre investimento

 

.

ROMOALDO ZACARIAS (SP)

 

Bacharel em Ciências Contábeis, Administrador de Empresas, Análise de Sistemas, Bacharelando em Ciências Jurídicas – Direito. Formação em instituições como Fundação Álvares Penteado – SP e FGV/RJ.Especialista & Analista: Organização, Sistemas e Métodos / BPM – Business Process Management; BPMN – Business Process Management BI (Business Intelligence); GED; CRM; ERP – Enterprise Resource Planning; Green IT Citizen

Prêmios: Profissional do Ano 1998 CENADEM – Centro Nacional da Imagem e Informação, Best Choice Lótus / IBM – Brasil 1998, 1999, 2000 e 2001 e Finalista do Best Choice 2002 – Orlando USA – Categoria Knowledged Management, 2010 – 2011 – 2012 – Awards – Best of Information Services Mangement – BVMW – South America.

Ocupou a posição de Diretor em quatro empresas na área de Gestão de Projetos Informacionais, sendo três nacionais e uma internacional na Inglaterra, Alemanha e Holanda.  Atualmente é o Presidente do UniLogos Institute – São Paulo e Diretor de EIM – Head of Information Management Buiness Unit da Synercorp Technologies (Alphaville/Barueri SP) Gestor de Projetos Informacionais da BR IT Software (Santo André/SP)

Palestrante –  Instrutor  desde 1992 com aproximadamente 6 mil profissionais treinados

.

Abordagem:

 

1. Como pensar o projeto de gestão de informações para ambientes colaborativos linkando com os conceitos:

  • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
  • ECM – Enterprise Content Management
  • BPM – Business Process Management
  • PMP – Project Management  Professional
  • EIM – Enterprise Information Management
  • EDA – Enterprise Digital Architecture (Visão Gartner ®da Arquitetura Organizacional no mundo Digital)
  • Cloud Computing – Computação nas Nuvens
  • Tabela de Temporalidade em ambiente colaborativo

2. Segredos da Implantação de Projetos Informacionais: da Gestão Acervos Físicos a Gestão de Acervos Digitais

3.Gestão Colaborativa de Projetos Informacionais (PMI – ITIL – COBIT)

4.  Tabela de Temporalidade em Ambiente Colaborativo do Documento Digital;

5. Sobrevivendo ao Caos Tecnológico no Ambiente Colaborativo – Da midia Social ao Cloud Computer

6. Estudo de Caso




Coordenação Técnica - Todeska Badke

Coordenação Técnica - Todeska Badke

.

Diretora da EDOC Consultoria & Capacitação, empresa que tem como base a experiência dos mais de 30 anos de atuação profissional da Consultora em gestão de informações e documentos.
Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Realizou projetos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur e muitas outras do mesmo nivel. Organiza, coordena e realiza eventos nas áreas de gestão de documentos, informação e do conhecimento desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela Ufes/ES, possui Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ.




Data e Local

 

01 e 02 de outubro
08:30 às 18:00

 

SENAC-RS – Auditório (9º andar)
Rua Coronel Genuíno, 130 – Bairro Cidade Baixa – Porto Alegre/RS

 

.

Valores e Inscrições

 

 

Tabela poa

 

 

 

CONDIÇÕES  ESPECIAIS PARA PESSOA FÍSICA e ESTUDANTES de Pós e Graduação:

1. Profissionais desempregados, aposentados ou que a organização em que trabalha não se responsabiliza pela inscrição, e profissionais-estudantes de Pós-Graduação, terão valor especial de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para pagamentos até dia 30 de setembro. Fazer a inscrição como consta as instruções clicando no inscreva-se e enviar o comprovante de depósito por email.

 

2. Estudantes de graduação terão valor especial para participação no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) pagamentos até dia 30 de setembro.  O pagamento é como pessoa física. Para esta modalidade de inscrição pedimos enviar junto com a quitação, o comprovante de que está matriculado em 2013.

 

 

Nos valores estão inclusos: Certificado, Coffee-break e acesso as apresentações dos Palestrantes.

 

Organizações que inscreverem mais de três participantes terão 10% de desconto.

 

SORTEIO de um scanner Kodak para os participantes do eDOC.

 

A EDOC Consultoria e Capacitação está cadastrada no portal de compras do SICAF

 

Dados para Pagamento:
Depósito bancário em nome de: EDOC Consultoria e Capacitação Ltda
Dados Bancários: Banco Santander (033) Agência: 4751 – Conta Corrente: 13.002.610-6

CNPJ: 12.549.970/0001-20     Inscrição municipal: 1198785    -    Inscrição estadual: Isenta
Endereço: Rua Alberto de Oliveira Santos n° 59 sala 1012  Bairro Centro  Vitória/ES

 

COMO SE INSCREVER:

1. Clique no botão INSCREVA-SE” e faça o seu cadastro;
2. Receba em seu email a confirmação da inscrição;
2. Envie o comprovante de pagamento para o email: edoc@edocconsultoria.com.br;
3. Aguarde o email com a confirmação do pagamento;

 

Na seqüência, enviaremos  a confirmação de sua participação

 

 

 

Formas de pagamento:
1. Depósito bancário
2. Nota de Empenho
3. Boleto bancário

 

Pagamento por Nota de EMPENHO: seguiremos o tramite indicado por cada instituição pública.

 

Pagamentos realizados pós-evento: R$ 900,00 (novecentos reais)

 

Estudantes: As inscrições na categoria estudante são para pessoa física. Para confirmar a inscrição o estudante deve enviar o comprovante de deposito bancário + o comprovante de pagamento da mensalidade ou de matrícula de 2013. Os documentos devem ser enviados para o email: edoc@edocconsultoria.com.br

 

Atenção: Não haverá devolução de valores para o inscrito desistente. O inscrito poderá ser substituído por novo participante, com 48 horas de antecedência, quando informado via e-mail.

Fale com a Organizadora

(27) 3024-2367
(27) 9249-2367
(31) 9120-5604
todeska@planetarium.com.br
todeska@edocconsultoria.com.br

Apoiamos esta idéia. Conheça o projeto que ajuda milhares de crianças a terem acesso à saúde, educaço, alimentaçã o e cultura.

Apadrinhe agora! Acesse: www.apadrinhamento.org.br

Home Empresa Serviços Contato
Desenvolvimento: [ s a m u s ]